​Em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, o Projeto Arquivo disponibiliza informações sobre os imóveis incluídos no Rosto da Cidade. A partir de dados históricos, levantamentos e fotografias o projeto visa preservar o patrimônio.

​O Projeto Rosto da Cidade foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Curitiba e tem como meta resgatar o Centro da cidade como área para moradia, turismo, lazer, comércio e prestação de serviços. Idealizado pelo prefeito Rafael Greca e desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o projeto busca a recuperação de imóveis em uma área de 2km² onde se pretende agregar valor e preservar o patrimônio edificado. O projeto envolve uma série de intervenções que vão desde a prospecção de propriedades e o estudo de incentivos para a sua recuperação e utilização para o benefício da cidade.

Obras que fazem parte do Rosto da Cidade

Você é proprietário de um edifício histórico?

Entre em contato com a equipe do Arquivo e contribua com o levantamento histórico desse edifício!

logo_utf2_editado_editado_editado_editad
  • Instagram
  • Facebook

Parte do levantamento, dos dados históricos e fotográficos tomaram como base o acervo do Grupo de Pesquisa: Arquitetura, Prospecção e Memória, além de documentos fornecidos pelos proprietários, e pelas seguintes entidades: Fundação Cultural de Curitiba, Arquivo Público, IPPUC e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção acadêmica nas disciplinas de Patrimônio Cultural e Restauro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR também contribui semestralmente na composição do acervo.