UM OLHAR SOBRE A

CIDADE CONSTRUÍDA

FOTOGRAFIA

PATRIMÔNIO

PAISAGEM

14 a 18 de dezembro

Projeto Arquivo + Escola do Patrimônio

Você já parou para pensar se existe uma forma ideal de fotografar um patrimônio histórico? Um edifício? A cidade?

 

Como transmitir toda a beleza de um monumento e uma paisagem por meio da fotografia?

 

Não importa o que aconteça com a estrutura... a fotografia tem o importante papel de ETERNIZAR uma olhar sobre o espaço.

 

Você acha que está apto para fazer isso da forma correta??

 

Foi pensando nisso que o Projeto Arquivo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, junto com a Escola de Patrimônio está ofertando um curso de fotografia com imersão no patrimônio histórico e paisagem de Curitiba a ser realizado entre os dias 14 e 18/12.

Objetivos do curso:

Aprender a observar a cidade e suas dinâmicas e materializar suas interpretações através da fotografia;

Saber ver o patrimônio em seus contextos e significados;

 

Para quem?

Para todos! Estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo, designers, profissionais do patrimônio histórico, entusiastas e todos os interessado em fotografia e patrimônio. Qualquer um pode se inscrever!

 

Como serão as aulas?

O curso terá uma carga horária total de 15 horas-aula, sendo 3 horas por dia (14h às 17h) durante uma semana. As aulas serão divididas em três eixos: Teoria do patrimônio, técnicas e fundamentos da fotografia e atividades práticas (aula em campo e edição final de imagens).

 

O que preciso levar?

Qualquer equipamento fotográfico: câmeras profissionais, amadoras, telefones celulares... o foco do curso é aprender a enxergar o patrimônio e seus contextos, e através das técnicas de fotografia, documentar e registrar suas interpretações.

Observação: Protocolos COVID-19

Devido às medidas sanitárias essenciais para prevenção e combate à COVID-19, as aulas teóricas serão ministradas à distância pela plataforma Google Meet. O número de vagas disponíveis também está reduzido para evitar aglomerações.

 

A atividade em campo, que compõe 20% da carga horária será em ambiente aberto no entorno da Praça Garibaldi com grupos não maiores do que 4 pessoas e mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os participantes.

Investimento: R$ 306,00 no boleto, ou parcelado em até 3x no cartão.

Maiores informações:

Divisão de Cursos de Extensão: UTFPR Sede Centro, Bloco H, Térreo

E-mail para contato: dicpro-ct@utfpr.edu.br

Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 18h

Entre em contato com a nossa equipe.

Conheça mais sobre o projeto Arquivo e contribua com o nosso acervo!

logo_utf2_editado_editado_editado_editad
  • Cinza ícone do YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Parte do levantamento, dos dados históricos e fotográficos tomaram como base o acervo do Grupo de Pesquisa: Arquitetura, Prospecção e Memória, além de documentos fornecidos pelos proprietários, e pelas seguintes entidades: Fundação Cultural de Curitiba, Arquivo Público, IPPUC e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção acadêmica nas disciplinas de Patrimônio Cultural e Restauro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR também contribui semestralmente na composição do acervo.